Vespucci: a bordo do superiate de Carlo Riva do anos 1970 com o proprietário Miene Gillion

Guillaume Plisson

O proprietário do iate charter Vespucci, de 30,5 metros, Miene Gillion, fala sobre a vida a bordo do clássico superiate e como tudo começou.

“Tudo começou há cerca de seis anos, quando meu marido quis comprar o iate de corrida Moonbeam III. Ele compete em regatas como Les Voiles de Saint-Tropez e tinha corrido a bordo do Moonbeam IV. Eu pensei: ‘Oh meu Deus, isto é um problema’. Tínhamos filhos pequenos na época e dava muito trabalho. Precisaríamos de uma tripulação de grande porte e eu fico enjoado nos veleiros. Mas ele ficaria tão triste, então eu tinha que encontrar um substituto.

Liguei para os corretores e lhes disse que deveriam encontrar um barco para mim, caso contrário, meu marido comprará um barco que eu não gosto nada! Tinha que ser um barco vintage, pois somos colecionadores de arte e móveis vintage e estamos envolvidos em todas essas coisas.

Quando fomos ver Vespucci, meu marido de repente se lembrou de ter visto uma modelo dela no showroom da Riva, em Mônaco, quando menino. Ele tem sido um fã da Riva há anos; seus avós eram donos de vários Riva Aquaramas. Ele imediatamente decidiu que este era o barco para nós, então ficamos todos felizes.

Guillaume Plisson

Carlo Riva projetou tudo – os móveis, as lâmpadas, os interruptores e as maçanetas das portas. É uma obra de arte. Quando você pisa a bordo, imediatamente sente sua alma. Mas não estava em tão boa forma, então fizemos uma grande reforma, mantendo os móveis e tal.

São os detalhes que fazem toda a diferença – para mim, é importante que tudo no barco combine. Tenho um livro para a equipe sobre os arranjos de mesa e de flores preferidos. Felizmente, temos uma ótima tripulação com um chef fantástico, que prepara comida saudável. Eu como de tudo e tenho um pedaço de chocolate todos os dias depois do almoço – afinal de contas, sou belga!

Nossa experiência mais fabulosa aconteceu há dois anos na baía de Saint-Tropez. Havia um golfinho solitário, muito provavelmente rejeitado por um grupo que andava na baía e, numa manhã bem cedo, meu marido disse: ‘Acho que o golfinho está ao redor do barco’. Ele pulou na água e durante mais de uma hora nadou e brincou com ele. O golfinho estava pulando, tão feliz por ter um companheiro. Foi uma das experiências mais belas que já tivemos.

Guillaume Plisson

A vida é boa em barcos. Quando estamos com amigos, muitas vezes terminamos a noite dançando no deck – apenas seguimos o fluxo. Quando o sol se põe e o mar está calmo, é bom sentar no grande banco que temos na frente do barco e apenas tomar uma bebida. Faz você se sentir como se estivesse em sintonia com o mar – e, felizmente para mim, eu não fico enjoada neste barco”.