Ginga encaminha o pentacampeonato na HPE 25 em Ilhabela

Ginga-HPE25-André Costa -HPE
Líder, Ginga André Costa / HPE

Nesta quinta (26), o Ginga conseguiu mais duas vitórias na Semana de Vela de Ilhabela e encaminhou o título desta edição. Impulsionado por um vento que variava de 8 a 12 nós (15 a 20 km/h), o barco campeão em 2013, 14, 16 e 17 soma quatro pontos perdidos, incluindo-se um descarte.

O Ginga pode chegar ao quinto título antecipadamente, sem a necessidade de correr as oito regatas previstas no programa da Classe HPE 25. Entre os 16 participantes, Fit to Fly Maserati está em segundo lugar com dez pontos, seguido por Take Ashauer, que soma 11. Mais três regatas serão disputadas até sábado.

O quarto colocado é o Conquest ecom, com 14 pontos. O barco de Ilhabela ficou nessa mesma colocação em 2017. Agora, o desejo da tripulação é de evoluir. “O barco está bastante estável e a tripulação, confiante. Ficamos em último depois de sofrermos uma penalidade na última regata e ainda chegamos em oitavo, ultrapassando metade da flotilha. Queremos uma medalha”, afirma o proeiro Rodrigo Aguiar.

O Arretado veio de Florianópolis. Os esforçados catarinenses trouxeram o barco em busca de aprendizado. Nesta quinta-feira, a tripulação conquistou um honroso sétimo lugar. “Em Florianópolis são apenas dois barcos. Esperamos que a classe se desenvolva. Há mais três interessados em ingressar na HPE 25”, considera o trimmer (responsável pelas velas) Pedro Di Bernardi.

Ginga-largada-HPE25-André Costa -HPE
Largada da Classe HPE
FOTO:André Costa / HPE

Classificação Classe HPE 25 na SVI (4 regatase 1 descarte)

1 – Ginga (Breno Chvaicer): (1)+1+1+1+1 = 4 pontos perdidos

2 – Fit to Fly Maserati (Eduardo Mangabeira): 3+3+2+2+(6) = 10 pp

3 – Take Ashauer (Marcos Ashauer): 2+2+4+(9)+3 = 11 pp

4 – Conquest ecom (Marco Hidalgo): 4+4+3+3+(8) = 14 p

5 – Espetáculo (Luiz Staub): (5)+5+5+5+5 = 20 pp

Vento acelerado no canal leva flotilhas da SIV para regata mais longa

folhitina-Largada-FOTO-Peu Fernandes
Largada
FOTO | Peu Fernandes

Os veleiros em disputa na 45ª Semana de Vela de Ilhabela trocaram as habituais regatas barla-sota, entre boias, por uma regata de médio percurso mais ao sul da ilha, nesta quinta-feira (26). Tudo para aproveitar ao máximo a entrada do vento acelerado pelo canal de São Sebastião, com rajadas de até 15 nós (cerca de 28 km/h).

A correnteza foi a vilã do dia, fazendo com que a regata fosse decidida em pequenos detalhes. Na classe Bico de Proa, a experiência e a técnica contou pontos para as equipes. O Seu Pimenta, que trocou de barco este ano, comemorou o trabalho bem feito. A equipe de Flávio Farkouh estreia mais uma vez um barco novo em Ilhabela. Em 2016, a tripulação correu num veleiro de 17 toneladas de aço e de lá pra cá vem trocando de veleiro, cada vez mais rápido!

“Foi fácil. Corremos atrás do Tranquilo e fizemos a regata certa, os bordos certos”, disse o comandante Flávio Farkouh. “Vamos fazer a nossa regata e buscar a vitória.”

A 45ª Semana de Vela de Ilhabela atraiu de volta equipes que fazem parte da história da competição, caso do Futuro, de André Rovaroto. O veleiro de Ubatuba participou de pelo menos 12 edições da competição, e retornou a Ilhabela após uma ausência de dois anos.

“Fiquei curioso com a competição deste ano. E tivemos uma regata emocionante, hoje”, comemorou o comandante. “Acordamos em primeiro lugar, e tínhamos que defender essa boa colocação. Nos organizamos de uma maneira bem técnica para que pudéssemos chegar nesse objetivo. Graças a essa organização, tivemos um bom êxito.”